Estratégias para manejo da ansiedade foi tema de aula nas turmas de 6º ano
Na última segunda-feira, 15 de maio, as turmas de sexto ano do Colégio de Aplicação tiveram uma aula diferente no projeto curricular da série, o Grupo de Estudos (GE). Com a proximidade do final do primeiro trimestre, é visível a intensificação do nervosismo e da ansiedade de muitos acerca de seu desempenho, o que motivou os professores do projeto a oferecer duas oficinas com o objetivo de apresentar aos estudantes estratégias para lidar com a ansiedade não só desse momento de mais trabalhos e avaliações, como também para outras ocasiões da vida cotidiana que desencadeiam estresse.
Com a colaboração de três convidadas, Mel Coelho, professora de arte e dança, Say Alves, fisioterapeuta, e Michele de Souza, assistente social do Colégio de Aplicação, uma oficina focou em práticas meditativas, usando movimentos para relaxar corpo/mente e técnicas de respiração para o controle da ansiedade. A outra, mediada pelos professores do GE, consistiu na confecção de pulseiras de contas pelos alunos, as quais podem ser utilizadas como objetos que auxiliam a reduzir a ansiedade. Conforme conversa com as turmas, isso é possível quando as contas são manipuladas uma a uma, inspirando e expirando no ritmo pausado da passagem de uma bolinha à outra. Também pode ser eficaz amassar a pulseira, na palma da mão, focando na sensação provocada pelo atrito do objeto com a mão.
Essas são técnicas simples que, conforme discutido com as turmas, podem ser úteis para lidar com a ansiedade que se manifesta no dia a dia em níveis não patológicos, mas que reverbera negativamente sobre a capacidade de foco, atenção e engajamento nas atividades da escola ou da vida de forma geral. Daí a importância de conhecer estratégias que favoreçam a conexão com o momento presente.