Curso de formação sobre o Projeto Labrinca foi oferecido à comunidade escolar
No último dia 15 de março, foi realizado o curso de formação sobre o Labrinca/2023 (período matutino e vespertino), no Laboratório de Brinquedos do Colégio de Aplicação da UFSC. A atividade objetivou fornecer informações sobre o Labrinca para acadêmicos bolsistas, professores e servidores técnico-administrativos do Colégio e, da comunidade em geral. Além disso, a formação também visou apresentar o espaço e qualificar as mediações junto às crianças e aos adolescentes. Os temas abordados foram: histórico do Labrinca; objetivos específicos e ampliados do projeto; organização em termos de espaço físico e de materiais lúdicos; imaginação, criação de narrativas, e processos de apropriação de elementos sígnicos através dos jogos e brincadeiras; e vivência de diferentes cantos temáticos e dos jogos eletrônicos. O encontro foi mediado pela professora Leila Lira Peters, coordenadora do projeto, e contou com o compartilhamento de experiências entre os participantes.
Saiba mais:
O Labrinca (Laboratório de Brinquedos do Colégio de Aplicação) é uma brinquedoteca escolar e universitária. O espaço resultou de um projeto interdisciplinar desenvolvido pelo Colégio de Aplicação em parceria com diversos cursos da UFSC, tais como Pedagogia, Educação Física, Psicologia, Biblioteconomia e Arquitetura.
O projeto configura-se como uma brinquedoteca, pois, ao garantir o livre acesso a jogos e a brincadeiras não disponíveis no ambiente doméstico de várias crianças da escola, propicia a livre expressão e a experimentação de atividades lúdicas. Portanto, pretende ser um espaço de valorização da criança e do “direito à infância” – constituído também pelo brincar – no universo escolar.
A estrutura do Labrinca possibilita que graduandos e professores de diversos cursos da UFSC realizem estágios e pesquisas e, dessa forma, propicia uma maior integração dos conteúdos sobre a infância e o brincar nas diferentes disciplinas.
Para conhecer a página do Labrinca, clique AQUI.